Uma reunião na Câmara nesta quinta-feira (2/6) debateu a ampliação do Programa Transcidadania na cidade de São Paulo. Conduzido pela vereadora Erika Hilton (PSOL), o encontro contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Politicas LGBT, Beneficiarias do Programa Transcidadania, Secretaria Municipal de Direitos Humano e Cidadania, sociedade civil, além de outros parlamentares.
Segundo a vereadora Juliana Cardoso (PT), a ideia é transformar o programa em lei. Ela conta que já tramita na Câmara dois projetos – um de sua autoria e outro da vereadora Erika Hilton (PSOL). “O projeto de minha autoria já passou em primeira votação e agora queremos unir com o projeto da vereadora Erika Hilton para podermos fazer um grande avanço, passar em segunda votação e ser sancionado pelo prefeito”, explicou a vereadora.
Para a vereadora Erika Hilton, o projeto já demonstrou que é essencial para a comunidade LGBTQIA+. “Acho o Programa Transcidadania de suma importância, extremamente necessário e mais do que urgente que seja transformado em lei”, destacou.
O Transcidadania é um programa realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e oferece elevação escolar, profissionalização e inserção social para pessoas trans através de bolsa de estudo no valor de aproximadamente um salário-mínimo. Desde 2015, já passaram pelo programa cerca de 1.350 pessoas.
Um dos apoiadores do programa é o vereador Eduardo Suplicy (PT). Ele participou da reunião e contou sua experiência como apoiador do Transcidadania. “Já contratei quatro pessoas para o meu gabinete através do programa. Elas trouxeram contribuições positivas” contou o vereador, que ainda destacou que o programa conseguiu elevar o grau de dignidade e respeito das pessoas atendidas.
Para assistir a reunião na íntegra, clique no vídeo abaixo: