pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Projeto atrela reajuste do IPTU à inflação medida pelo IPCA

Por: MARIANE MANSUIDO - DA REDAÇÃO 

23 de julho de 2019 - 18:00

O projeto de lei (PL) 515/2018, da vereadora Janaína Lima (NOVO), altera o art. 9º da lei nº 15.889, de 2013, que trata dos limites do reajuste anual do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) no município. O objetivo da proposta é limitar o aumento do IPTU à variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), um indicador de variação dos preços, do exercício anterior.

Segundo a autora do projeto, o cálculo do IPTU de um número significativo de imóveis foi distorcido devido a sucessivas alterações na PGV (Planta Geral de Valores) do município. O valor venal de alguns imóveis aumentou até 50%, na contramão dos preços de mercado, em queda nos últimos anos.

Janaína esclarece que as funções cumpridas por esses imóveis podem ser prejudicadas, bem como se inviabilizarem as atividades comerciais de geração de empregos e renda. Por conta disso, é importante alinhar os limites de aumento do IPTU e os valores de mercado.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação da vereadora Janaína Lima. No link, você também poderá obter os canais de comunicação da parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com a Vereadora.

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar