pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Projeto autoriza o aleitamento materno nos Centros de Educação Infantis de SP

Por: - DA REDAÇÃO

17 de junho de 2018 - 10:44

A vereadora Juliana Cardoso (PT) propõe no Projeto de Lei (PL 416/2016), que os CEI’s (Centros de Educação Infantis) autorizem a entrada das mães de crianças matriculadas para amamentar, tirar o leite no local ou entregar o produto armazenado.

O Projeto de Lei pretende promover e incentivar o aleitamento materno. O Projeto também pede para que seja fornecida uma sala exclusiva para a amamentação e a extração do leite.

O Projeto solicita, ainda, estrutura física e uma profissional para que sejam seguidos os padrões sanitários e as normas para o armazenamento do leite destinado às crianças.

A justificativa do Projeto de Lei destaca à importância do aleitamento. No texto, a vereadora cita os benefícios do leite materno para o desenvolvimento físico, intelectual, neurológico e psicoemocional da criança, e que a amamentação diminui o risco de doenças consideradas graves nas crianças e fortalece o vínculo familiar entre a mãe e o bebê.

O aleitamento também é benéfico para a mãe. No período pós-parto, ele evita hemorragias, doenças cardíacas e diabetes. Em longo prazo, previne o aparecimento do câncer de mama, do câncer de ovário e de doenças cardiovasculares.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e com o Ministério da Saúde, é aconselhável que o leite da mãe seja a única fonte de alimentação do bebê até os seis meses de idade. Entretanto, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que regulamenta as relações trabalhistas, permite a licença maternidade por até quatro meses.

Com esta Lei, as mães conseguem evitar que seus filhos sejam alimentados com leite em pó, e por meio de mamadeiras nas creches.  Métodos prejudiciais para a mãe e à criança. O PL já foi aprovado em 1ª votação.

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação da vereadora Juliana Cardoso. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos por meio do formulário ‘Fale com a vereadora’.

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar