pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Projeto cria a Política Municipal de Cultura Viva na cidade

Por: DA REDAÇÃO

18 de junho de 2020 - 15:25

De autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), o PL (Projeto de Lei) 217/2015, em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, institui a Política Municipal de Cultura Viva, destinada a promover a produção e difusão da cultura, e também acesso aos direitos culturais dos diferentes grupos, coletivos e comunidades paulistanas.

O projeto busca criar uma política de base comunitária para o sistema municipal de cultura da cidade de São Paulo, promovendo parcerias entre União, Estado, Município e a sociedade civil, com o objetivo de universalizar o acesso dos munícipes às condições de exercício dos direitos culturais. Para isso, promoverá a apropriação dos espaços públicos e privados que têm capacidade de receber esse tipo de ação.

Ao reconhecer grupos, coletivos, iniciativas e agentes culturais, que atuam e produzem nas comunidades, como “pontos de cultura”, a proposta pretende simplificar e flexibilizar os instrumentos de repasses de recursos e controle, e definir as responsabilidades institucionais e respectivas contrapartidas com transparência e participação social.

Na Justificativa do projeto de lei, a vereadora explica que a proposta busca adequar a legislação no âmbito municipal à Lei Federal 13.018/2014, sancionada em julho de 2014 e regulamentada em maio do ano seguinte, “consolidando a estratégia de reconhecer os saberes e fazeres culturais dos segmentos excluídos do acesso às políticas públicas de cultura”.

“O papel do poder público não é produzir cultura, mas democratizar acesso e potencializar a produção cultural para que ela se realize. Cabe ao Município alocar recursos de forma direta, com contrapartidas justas, auxiliando os mais necessitados e culturalmente representativos”, ressalta a parlamentar.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação da vereadora Juliana Cardoso. No link, você também poderá obter os canais de comunicação da parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com o Vereador.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar