pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Projeto de Frange descentraliza mais recursos para Associações de Pais e Mestres

11 de novembro de 2009 - 04:55

Categorias

RenattodSousa
Comissão de Educação
Requerimento de Alfredinho visa a maiores esclarecimentos sobre os dados da demanda por vagas na educação infantil

 

A Lei 13.991, de 2005, transfere recursos da Secretaria de Educação para serem administrados pelas Associações de Pais e Mestres. Os projetos de lei 356, 357, 358 e 359/08, do vereador Paulo Frange (PTB), estendem essa descentralização de recursos para essas entidades, respectivamente, providenciarem merenda escolar, adquirirem material escolar, comprarem uniforme e contratarem transporte escolar. A ideia é que a comunidade se envolva em experiências-piloto de cooperativismo para complementar a ação do poder público, no contexto da autonomia escolar e prestando contas trimestralmente.
 
As quatro propostas foram discutidas em audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, desta quarta-feira (11/11).
 
“De 2005 para cá, o Município já transferiu R$ 149 milhões para as associações de pais e mestres para que possam automaticamente comprar lá na periferia a lata de tinta, fazer a troca de uma lâmpada fluorescente, todos esses pequenos ajustes na escola, em vez de aguardar uma nova licitação”, recorda Frange.
 
O vereador Claudio Fonseca (PPS) se disse contrário aos PLs de Frange, lembrando que, com o Programa Leve Leite, a distribuição do leite coube à própria unidade escolar, o que resultou numa apropriação do tempo “comprometendo as atividades-fim do profissional da educação”.
 
Paulo Frange reafirmou sua defesa dos projetos, sugerindo que a Comissão prepare um substitutivo para aprimorá-los. “A possibilidade da escola ou de um grupo de escolas poder elaborar a sua merenda escolar, com orientação de nutricionistas, para alimentar aquelas crianças, com paladares diferentes, é uma possibilidade a mais de criar pilotos e não ficar na mão de empresas que entregam seu produto. Por exemplo, cada dia mais, os Ministérios da Pesca e da Saúde estão insistindo da importância do peixe uma vez por semana. O ômega 3 e os produtos importantes do peixe não ficam conservados, ele tem que ser comprado e preparado ali, no local”, continua Frange.
 
A Comissão também discutiu o PL 164/09, do vereador Gabriel Chalita (PSB), que autoriza o Executivo a celebrar convênio com instituições públicas e privadas de Ensino Superior que ofereçam curso de graduação em Pedagogia para atender a demanda das creches.
 
Foram realizadas audiências públicas para discutir também os projetos:
 
PL 13/09, do vereador Juscelino Gadelha (PSDB)
PL 342/09, do vereador Marcelo Aguiar (PSC)
PL 674/09, do vereador Marcelo Aguiar (PSC)
PL 505/02, do vereador Claudio Fonseca (PPS)
 
Em seguida, a Comissão realizou sua reunião ordinária, na qual foram aprovados pareceres favoráveis às seguintes proposituras:
 
PDL 013/09, da vereadora Marta Costa (DEM) e do vereador Kamia (DEM)
PR 023/09, do vereador Gabriel Chalita
PL 147/09, do vereador Claudinho de Souza (PSDB)
PL 155/09, do vereador Adolfo Quintas (PSDB)
PL 287/07, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR)
PL 392/09, da vereadora Noemi Nonato (PSB)
PL 402/09, do vereador José Américo (PT)
PL 438/09, da vereadora Juliana Cardoso (PT)
PL 631/06, do vereador Antônio Goulart (PMDB)
PL 371/09, do vereador Marco Aurélio Cunha (DEM)
 
Por fim, os vereadores aprovaram requerimento do vereador Alfredinho (PT), solicitando informações à Secretaria Municipal de Educação relativas à demanda por vagas na educação infantil no Município, a partir dos dados prestados pelo secretário na reunião ordinária de 21/10.
 
Compareceram à reunião os vereadores Eliseu Gabriel (PSB), presidente; Marco Aurélio Cunha, vice-presidente; Claudio Fonseca; Netinho de Paula (PCdoB); Claudinho, Alfredinho e Jooji Hato (PMDB).
 
 
 

Imagens para download:
RenattodSousa
Comissão de Educação
PL de Frange prevê transferência de recursos às associações de pais e mestres para compra de material escolar
RenattodSousa
Comissão de Educação
Vereadores Marco Aurélio Cunha (DEM) e Eliseu Gabriel (PSB)
RenattodSousa
Comissão de Educação
Professor José Ghiotto Neto, diretor da APROFEN, participou da audiência pública da Comissão

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar