Movimentos circenses e de artistas de rua reuniram-se na tarde desta terça-feira (29/3) com o vereador Alfredinho (PT), na Câmara Municipal, para protocolar o Projeto de Lei (PL) 129/2016, que institui o Programa Municipal de Fomento ao Circo na cidade de São Paulo.
A proposta do PL é vincular o programa à Secretaria Municipal de Cultura, garantindo recursos orçamentários para apoiar a produção, circulação, criação artística, memória, pesquisa e formação circense, visando o desenvolvimento da atividade na Capital.
O vereador Alfredinho destacou que com o fomento dos projetos, o programa vai facilitar acesso à cultura para as regiões periféricas da cidade. “Estamos apresentando um projeto que vai trazer melhores condições para essa categoria, tão bonita, que geralmente é esquecida no ponto de vista do incentivo e do apoio público. O circo não pode acabar, o circo é alegria de qualquer população, é a cultura popular que é apresentada em qualquer lugar. O intuito do projeto é também possibilitar levar essa arte para a periferia da cidade de São Paulo”, afirmou.
O texto ainda determina que anualmente no orçamento aprovado para a Secretaria Municipal de Cultura, seja incluído item próprio com 3,5% do estipulado, para a Lei de Fomento ao Circo.
Para a presidente da Cooperativa Brasileira de Circo, Bel Toledo, a iniciativa representa um marco para a cultura circense. “Esse é um momento histórico para nós. Um momento de união de toda classe, onde reuniremos nossas demandas e objetivos para avançar com esse programa, fortalecendo ainda mais a cultura do circo em São Paulo”, disse.
“Protocolar este projeto hoje é um primeiro passo em busca dessa conquista. Firmamos um compromisso de acompanhar a tramitação desse projeto, pois só nossa união fará a Lei ser aprovada aqui na Câmara. Estamos dispostos a ajudar o vereador com todas as decisões, propostas e emendas que o PL pode receber até ser aprovado em definitivo”, ressaltou o presidente da Associação Raso da Catariana, Alessandro Azevedo.
Precisamos de mas apoio pois somos circensse o circo não pode acabar sou origem circo amo minha profissão parabéns tamos unidos pelos nossos direitos
Precisamos de mas apoio dos governantes pra essa arte milenar continuar estamos juntos e unidos