O Projeto de Lei PL 279/2016, do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que dispõe sobre as diretrizes para o Carnaval de Rua no município de São Paulo, ganha parecer favorável em primeira discussão e votação na forma do substitutivo da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa.
O Carnaval de Rua, em São Paulo, tem crescido nos últimos dois anos. O número de blocos que desfilam praticamente dobrou. No ano de 2014, foram 170 blocos, no ano seguinte, o número cresceu para 270, e neste ano foram 355 blocos cadastrados no município. As manifestações carnavalescas tem proporcionado ao paulistano uma forma saudável de comemorar o carnaval.
Em 2015, estima-se que entre 1 milhão e 1,5 milhão de foliões tenham ocupado as ruas. Os números tem gerado um aumento nos gastos dos turistas e movimentado o comércio local.
O PL 279/2016, que recebeu uma emenda do vereador Milton Leite (DEM), voltará para a Comissão de Justiça para elaboração do parecer de redação do vencido.
Manifestações contrárias foram registradas dos vereadores Mário Covas Neto (PSDB), José Police Neto (PSD), Ricardo Young ( Sem Partido), Salomão Pereira (PSDB), Patrícia Bezerra (PSDB).