Os Ecopontos são locais de depósito adequado de materiais que geralmente não têm mais utilidade, como móveis velhos, resíduos recicláveis e entulhos de construção civil e foram criados justamente para evitar que esses itens acabem despejados em vias públicas, terrenos abandonados ou até mesmo na natureza.
De acordo com justificativa do Projeto de Lei (PL 605/2017), de autoria do vereador Camilo Cristófaro (PSB), o descarte em rios e córregos ainda é um dos maiores causadores de enchentes nas grandes cidades, e mesmo com os Ecopontos espalhados em várias regiões, muitas pessoas ainda não sabem onde encontrá-los, ou até mesmo desconhecem a existência do serviço.
De acordo com o texto, a desinformação ainda é muito grande, já que a maioria das pessoas desconhece a utilidade ou os endereços de coleta e descarte, com exceção de quem mora perto desses pontos. “O projeto prevê que a Prefeitura providencie ampla divulgação por meio de placas e cartazes em seus departamentos e equipamentos, principalmente nos estabelecimentos de ensino e de saúde”, explicou o parlamentar.
Além de informar as localizações, a ideia é também ressaltar como deve ser feito o uso do serviço, bem como os direitos e deveres dos cidadãos em relação aos Ecopontos.
Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação do vereador Camilo Cristófaro. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos por meio do formulário ‘Fale com o(a) vereador(a)’.