pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Projeto de lei prevê diminuição de acidentes de trânsito

30 de julho de 2010 - 12:06

Categorias

Juvenal Pereira
Frange
Objetivo é analisar, divulgar informações e propor melhorias para os sistemas de transporte

 

O vereador Paulo Frange (PTB) apresentou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº296/2010, que “institui o Conselho Municipal para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte – COMDATT.” O objetivo é criar um órgão de caráter consultivo e de assessoramento, para propor medidas que promovam à redução de acidentes e número de vítimas no trânsito e no transporte em vias e rodovias do município. 

O projeto estabelece que a COMDATT seja integrado a um representante das onze Secretarias Municipais e presidida pelo Secretário de Transporte que estiver em exercício. Além disso, contará com um representante de diversos órgãos e entidades, tais como: Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); Associação Brasileira de Medicina de Tráfego; Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo; Associação Brasileira de Pedestres, entre outros. Contudo, o intuito é interagir com órgãos púbicos e entidades privadas, nacionais e internacionais, a fim de priorizar ações nas áreas da saúde e educação.

 

Recentemente, a CET divulgou um balanço que mostra que no ano de 2009 foram registradas 81 vítimas fatais a menos decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo. Em comparação a 2008, a redução é de 5,5%. Entre motorista e passageiros, houve queda de 10% de vítimas fatais. No primeiro semestre de 2009, o número de motociclistas mortos no trânsito caiu 10% em relação ao ano anterior. Tal redução foi constatada mesmo com o ingresso de 67 mil novas motocicletas na frota da cidade.

 

“De fato, a análise realizada pela CET revela números ainda preocupantes, porém animadores, do ponto de vista estatístico. Isso comprova que a educação e a fiscalização no trânsito são atitudes extremamente válidas e necessárias. Mesmo com o aumento populacional e na frota diária de veículos de locomoção é possível observar o significativo controle de acidentes fatais. Agora, o importante é reeducar e conscientizar a população acerca da responsabilidade no trânsito”, destaca o vereador Frange.

 

Além de outras providências já mencionadas, o referido projeto de lei tem como intuito opinar, analisar, divulgar e traçar informações sobre questões envolvendo os sistemas de transporte; propor soluções, melhorias, campanhas e programas de educação no trânsito da capital.

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar