O déficit habitacional na cidade de São Paulo é de 360 mil unidades. Com o objetivo de diminuir esse número e, ao mesmo tempo, oferecer mais oportunidades à população carente, está em tramitação na Câmara o Projeto de Lei (PL) 258/2016. O PL regulamenta o serviço de Moradia Social e institui o Programa de Locação Social
O autor da proposta, José Police Neto (PSD), afirmou que a ideia é ampliar uma regra que já está prevista no Plano Diretor Estratégico (PDE), mas que ainda não foi tirada plenamente do papel.
De acordo o vereador, a locação de interesse social já é uma tendência na maior parte do mundo como política pública destinada a garantir o direito das famílias de baixa renda à moradia.
No caso de São Paulo, o parlamentar vê uma série de benefícios, principalmente economia aos cofres públicos. Ele argumenta que os programas tradicionais custam mais caro.
Na justificativa, o texto ainda destaca a possibilidade de parcerias com agentes privados, seja por meio das associações e movimentos de moradia, ou investidores e construtoras, desde que sejam contempladas famílias com até seis salários mínimos.
Outra exigência é para que o programa atenda à necessidade de uma gestão social dos empreendimentos, com a conscientização do público-alvo, antes e depois da entrega do benefício, como condição também prevista na Lei.
Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Police Neto. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário ‘Fale com o(a) vereador(a)’.