O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas e outras 70 milhões acima do peso. Para contribuir no combate à obesidade, está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei (PL) 375/2017, do vereador Rinaldi Digilio (PRB), para que os estabelecimentos especifiquem o valor calórico dos alimentos nos cardápios.
De acordo com a medida, restaurantes, bares, hotéis, padarias, docerias, sorveterias, choperias, pizzarias, churrascarias e lanchonetes deverão manter afixadas tabelas com o valor de calorias ao lado de cada alimento nos cardápios, em local de fácil visualização.
Para itens de consumo de quantidade variável, o Projeto determina que o valor calórico dos alimentos deverá ser especificado para cada 100 gramas de produto consumido.
As referências deverão ser elaboradas por nutricionistas. Os estabelecimentos que não cumprirem a medida serão advertidos e multados em caso de reincidência. O infrator corre o risco de ter o alvará de licenciamento suspenso.
A proposta tem como meta ajudar as pessoas a ter alimentação e qualidade de vida mais saudáveis.