Estudantes de todo o Brasil terão o desafio de investigar os bastidores de 1000 reportagens premiadas nas últimas décadas e contribuir com o ensino e aprendizado do jornalismo. Trata-se do “Projeto 1.000 em 1”, lançado no último dia 23 durante a cerimônia de entrega do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Trabalhando em duplas, os universitários participantes deverão escolher as reportagens que irão investigar a partir do ranking “Os Mais Premiados Jornalistas Brasileiros de Todos os Tempos”, feito pelo Instituto Corda a pedido do Jornalistas&Cia.
Em seguida, terão um ano para realizar entrevistas em vídeo com dez grandes jornalistas sobre o caminho entre a ideia da pauta até a publicação da matéria premiada.
Todas as informações necessárias para os interessados em participar do projeto estão disponíveis no site do Repórter do Futuro, inclusive o formulário que deve ser preenchido para ingressar no desafio.
O resultado será apresentado publicamente em outubro de 2013 durante o 8° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo e Congresso Global de Jornalismo Investigativo, no Rio de Janeiro.
O projeto tem o apoio oficial da Câmara Municipal de São Paulo.
(29/10/2012 – 13h24)