Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 34% das crianças de 5 a 9 anos têm sobrepeso e 16% delas estão obesas. Entre os adolescentes de 10 a 19 anos, 20% estão com sobrepeso e 6% são obesos.
A alimentação saudável é uma das maneiras de reduzir esses índices – e as escolas municipais podem ajudar. Nesse sentido, o Projeto de Lei (PL) 302/2016, do vereador Senival Moura (PT), poderá introduzir o PMAE (Programa Municipal de Alimentação Escolar).
De acordo com a proposta, as escolas deverão incluir a educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem e ter cardápios adequados a todos os tipos de alunos – por exemplo, os que têm intolerância ao leite, ovos e glúten – elaborados por um nutricionista.
A justificativa do vereador é a de que “a alimentação adequada é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento tanto da criança como do adolescente. E é um direito fundamental do ser humano”. O PL ainda precisa ser discutido nas comissões de mérito antes de ser votado pelos vereadores.
Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Senival Moura. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário “Fale com o(a) vereador(a)”.