pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Projeto prevê Código Municipal de Defesa do Consumidor

Por: - DA REDAÇÃO

24 de julho de 2017 - 14:14

Categorias

O Procon é um dos Institutos de Defesa do Consumidor que lembramos quando temos algum problema ou precisamos denunciar alguma prática ilegal das empresas. A necessidade de fortalecer esses serviços e garantir o respeito aos consumidores está previsto em um Projeto de Lei (PL) em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.

O  PL 126/2016 foi apresentado pelo vice-presidente da Casa, vereador Eduardo Tuma (PSDB). De acordo com a proposta, será instituído o Código Municipal de Defesa do Consumidor para estabelecer normas de proteção aos clientes.

A meta do Projeto é evitar práticas abusivas na relação entre consumidores e empresas, como a cobrança de consumação mínima ou obrigatória em bares, restaurantes e casas noturnas, a exigência de dois ou mais laudos da assistência técnica para a troca de produto com defeito, caução para atendimento médico-hospitalar, o estabelecimento de limites quantitativos na venda de produtos ofertados, a oferta de balas para completar o troco, a cobrança de ponto extra para a instalação de televisão a cabo e o não fornecimento de meia-entrada para estudantes e idosos nos espetáculos artísticos e culturais.

A proposta prevê sanções administrativas para quem infringir o Código Municipal de Defesa do Consumidor, como cassação de licença do estabelecimento ou atividade e ainda interdição total ou parcial do local.

A justificativa de Eduardo Tuma para apresentar o Projeto é que “tal iniciativa se faz pioneira e necessária para a maior cidade do País, respeitando juridicamente no que cabe ao Município legislar”.

O documento ainda traz a opinião do professor Giovani Corralo. “Em uma sociedade cada vez mais pautada pela liquidez conceitual, defender os direitos do consumidor significa defender a dignidade da pessoa humana, cuja concretude não admite revezes, retrocessos ou capitulações”, disse, na justificativa do Projeto.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Eduardo Tuma. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário “Fale com o(a) vereador(a)”.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar