pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Projeto obriga lan houses a se adaptar para deficientes visuais

27 de julho de 2011 - 14:37

Categorias

Tramita na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei 632/2009, de autoria da vereadora Noemi Nonato (PSB), que obriga as lan houses, cybers cafés e estabelecimentos similares do município a oferecer quatro ou mais computadores adaptados para portadores de deficiência visual. O projeto foi aprovado em primeira votação no dia 21 de junho.

Pela proposta, no mínimo 10% dos computadores devem estar devidamente adaptados para a sua utilização por pessoas com deficiência visual, com os seguintes equipamentos obrigatórios para tal: teclado em Braille, software que permita ao usuário a leitura das informações disponibilizadas na tela do computador, programa ampliador de tela que possibilite a visualização dos caracteres por pessoas com baixa visão e fones de ouvido.

“A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 23, inciso II, diz que é competência dos municípios propiciar proteção e garantias para as pessoas com deficiências. Portanto, é também obrigação do Poder Público Municipal cuidar da inclusão digital dessas pessoas, questão muito discutida nos dias atuais, pois na sociedade moderna em que vivemos faz-se necessário que os cidadãos tenham cada vez mais um mínimo de conhecimento do mundo digital e de seus acessórios”, defende a vereadora na justificativa do projeto.

Os estabelecimentos cuja atividade esteja relacionada à obtenção de lucro por meio da prestação de serviços de informática ou locais que disponibilizem oito ou mais computadores para locação ficam ainda obrigados a disponibilizar impressora em Braille e papel especial.

Já os locais de mesma natureza que tenham 20 ou mais máquinas serão obrigados a instalar piso tátil tanto na entrada como em seu interior, possibilitando melhores condições para a locomoção da pessoa com deficiência visual.

Se o projeto for sancionado, os estabelecimentos terão 120 dias para fazer as adaptações necessárias, sendo multados em R$ 500 se descumprirem o que está previsto no texto legal. Caso haja reincidência, primeiro será dobrado o valor da multa e, por fim, será suspenso o alvará de funcionamento.

OUTROS PROJETOS
Para conhecer todos os projetos de lei aprovados no primeiro semestre de 2011, clique na imagem abaixo:

pdf_cmsp

(27/07/2011 – 14h40)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar