O vereador Ricardo Teixeira (PROS) apresentou um Projeto de Lei (PL) 18/2017 para liberar os carros cadastrados nos aplicativos de transporte individual de passageiros nos dias de rodízio municipal.
De acordo com a medida, as empresas que oferecem esse serviço ficarão responsáveis por encaminhar para a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes os dados dos automóveis e a prefeitura deverá estabelecer as formas de cadastramento, liberação e controle dos prestadores de serviços.
O parlamentar sinaliza que a medida é uma maneira de melhorar a mobilidade urbana da capital paulista. “É necessário incentivar e facilitar novas modalidades de transporte para facilitar o deslocamento da população”, justificou Teixeira.
Para o vereador, a liberação do rodízio desses profissionais poderá ampliar a oferta de transporte. “Os aplicativos contam milhares de veículos cadastrados e ao aprovarmos esse projeto beneficiaremos o transporte na cidade”, disse Teixeira.
O projeto precisa ser discutido nas comissões de mérito antes de ser votado pelos vereadores.
É uma ideia de projeto tão ruim que eu nem sei por onde começar. O trânsito em São Paulo já é ruim o suficiente para que mais incentivos ao transporte (prioritariamente) individual sejam evitados o máximo possível. E, agora, simplesmente permitir que veículos de aplicativos como Uber, Cabify e outros sejam liberados do rodízio é uma péssima ideia e só aumentará os problemas nos horários de pico. Sou extremamente a favor destes aplicativos, mas vejo que a proposta do vereador não é interessante ainda que tais veículos pudessem passar pelos corredores exclusivos para ônibus, assim como acontece com os táxis com passageiros. Vejo isto apenas como mais um incentivo ao transporte individual, o que é ruim para a cidade, e entendo que os vereadores deveriam trabalhar para garantirem, além da regulamentação plena destes aplicativos, a qualidade e a eficiência do transporte coletivo, por meio de uma fiscalização séria sobre a SPTrans e a Secretaria de Transportes – isto apenas para ficar no nível municipal, pois vejo que o interesse da Câmara sempre foi mínimo em cobrar uma ação conjunta do Governo do Estado para minimizar os problemas de trânsito na cidade.