O Projeto de Lei (PL) 142/2017, do vereador Rinaldi Digilio (PRB), cria o programa “Pedalando e gerando energia limpa”. De acordo com a proposta, seriam instaladas bicicletas ergométricas capazes de gerar energia elétrica para serem utilizadas nos próprios bairros.
A medida apresentada por Rinaldi Digilio tem como meta estimular as pessoas a praticarem atividades esportivas e a preservar o meio ambiente. Essas bicicletas são capazes de gerar até 500 watts por hora – o que equivale a carga completa de 100 celulares, 10 notebooks, ou para o funcionamento por uma hora de cinco televisores.
O Projeto ainda pode ter impacto no bolso dos paulistanos. Em 2015, a população pagou R$ 317 milhões de taxa de luz para a Prefeitura. Esse valor é investido na manutenção, ampliação e o consumo de energia elétrica. Desse total, R$ 183 milhões foram para gastos com a iluminação pública.
No Brasil, bicicletas com essa função são utilizadas no Cine Pedal Brasil. O festival de conteúdo audiovisual e itinerante utiliza energia para a projeção dos filmes com a participação do público, que pedala as bicicletas e alimenta todo o equipamento necessário à projeção cinematográfica.
O Projeto de Lei tramitou pelas comissões de mérito e foi aprovado pelos vereadores em primeira discussão. A proposta ainda precisa ser debatida pelos parlamentares e – se aprovada em segunda votação – segue para sanção ou veto do prefeito João Doria (PSDB).
Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação do vereador Rinaldi Digílio. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário ‘Fale com o(a) vereador(a)’.