pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Projeto prevê licenciamento e emplacamento de bicicletas

12 de junho de 2013 - 19:54

Categorias

A Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia realizou nesta quarta-feira, na Câmara Municipal, audiência pública para discutir a obrigatoriedade de licenciamento e emplacamento de bicicletas que trafegam pelas vias públicas do município de São Paulo. O autor do projeto de lei, vereador Adilson Amadeu, do PTB, mostrou-se satisfeito com a presença de diversos ciclistas e ponderou de forma positiva as críticas recebidas.

O parlamentar explicou que as pessoas cancelaram seus compromissos para discutir sobre seu projeto na Casa. Ele explica qual é o objetivo deste seu projeto: Nada mais é que a identificação da bicicleta. Atualmente, a cidade de São Paulo soma um milhão e duzentas mil bicicletas e sete milhões e meio de veículos circulando. O importante é entender o que é bicicleta identificada e a não identificada. Na visão do vereador, o projeto visa o melhor tanto para a população quanto para o ciclista e para a sociedade.

Entre os diversos cicloativistas e manifestantes presentes na audiência pública, estava o limpador de vidros David Santos Silva, de 21 anos, que no último mês de março teve o braço amputado durante acidente, quando circulava pela ciclofaixa da Avenida Paulista. O ciclista se manifestou contrário a lei. O emplacamento não vai proteger o ciclista, a única coisa que vai acontecer é identificar a pessoa que cometeu o crime, concluiu.

 Quem também é contrário ao projeto é o vereador Ricardo Young (PPS). Ele acredita que em vez de iniciar pelo emplacamento, primeiro deveria ser criado um estatuto da bicicleta na cidade. O parlamentar avalia a necessidade de adiar o projeto. É necessário sinalizar melhor a cidade além de resolver o problema da educação dos motoristas, a ciclovia permanente e os bicicletários. Há um mundo de discussão antes de chegar a questão do emplacamento. Ricardo Young lembrou ainda que a cicloatividade em São Paulo é uma solução necessária para uma cidade que já está vivendo um colapso em função do trânsito e não atinge suas metas em relação às questões climáticas.

(12/06/2013 – 16h51)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar