CAROL CÂMARA
DA TV CÂMARA
A Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara eu parecer favorável nesta quarta-feira (12/8) ao Projeto de Lei 529/2012 que prevê que os táxis da capital tenham um monitor de LCD para divulgar informações turísticas, culturais, notícias e até anúncios publicitários.
De acordo com a justificativa do projeto do vereador David Soares (PSD), a medida vai garantir mais conforto e entretenimento aos usuários de táxi durante as viagens.
O relator do PL, vereador Salomão (PSDB) concorda com a iniciativa. “Isso é muito importante porque é mais uma fonte de renda para o motorista já que mídia eletrônica hoje é muito ampla e pode ser divulgada em qualquer lugar. Já existem alguns táxis que utilizam este recurso.”
Outro projeto com parecer aprovado é o PL 474/2013, que prevê a destinação de 10% dos alvarás de estacionamentos sorteados pelo município aos taxistas que comprovarem maior tempo de profissão. A iniciativa é do vereador Adilson Amadeu (PTB).
Na mesma reunião, os parlamentares rejeitaram o requerimento do vereador Ricardo Young (PPS), que solicitava a realização de uma audiência pública para discutir o Projeto 349/2014, que proíbe o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado individual de pessoas na capital.
Segundo Young, o tema precisa ser discutido “não porque eu estou propondo a discussão apenas, precisa ser discutido porque os líderes, em reunião com o presidente da Casa, fizeram um acordo, de que haveria uma audiência pública para se discutir a questão do sistema. Enquanto um tema polêmico estiver ressoando na sociedade é responsabilidade da Câmara ampliar as condições para que ele possa ser discutido”, sinalizou.
A audiência pública estava programada para o dia 26 de agosto. Para o presidente da comissão, vereador Toninho Paiva (PR) este assunto já foi bastante discutido na Câmara.
“Esse assunto aqui na casa já está até superado porque isso é um assunto que tem que vir do Executivo, o Legislativo não tem autonomia pra legislar sobre isso daqui. Nós vamos conversar com o presidente da casa dizendo que a posição da comissão de trânsito e transporte foi contrária”.