A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei para que o Executivo aumente as ações para controlar a disseminação de ratos na capital paulista.
A matéria, de autoria de diversos vereadores, foi apresentada após a conclusão dos trabalhos, em 2010, da Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada na Câmara Municipal para averiguar e apurar uma eventual deficiência no desempenho das competências da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde). De acordo com o relatório da CPI, um dos problemas encontrados foi o aumento dos casos de leptospirose e a necessidade de se aprimorar os mecanismos de combate às pragas.
A questão do aumento de ratos na cidade é um problema e o poder público precisa aumentar os trabalhos de desratização, justificou o relator do Projeto de Lei 3/2011, vereador Ari Friedenbach (PPS).
O presidente da comissão, vereador Calvo (PMDB), também foi favorável à matéria. Precisamos combater essa praga, porque os ratos podem causar doenças e isso é uma questão de saúde pública, avaliou.
(20/03/2013 17h59)