Palestras com profissionais e noções de direitos trabalhistas e civis para adolescentes é o enfoque do Projeto de Lei 348/2009, da vereadora Juliana Cardoso (PT), que passou nesta quarta-feira pela Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher. O PL busca criar na cidade de São Paulo o Projeto Educacional Jovem Trabalhador, destinado a adolescentes entre 15 e 21 anos, preparando-os para o primeiro emprego.
O colegiado aprovou o parecer favorável ao PL, que teve Sandra Tadeu (DEM) como relatora. Para Sandra, o projeto vai ao encontro de uma realidade dos jovens, pois apenas a formação no ensino fundamental ou médio não é suficiente. A gente necessita de políticas públicas que direcionem o jovem para o mercado de trabalho, argumentou.
Muitas vezes o jovem fica perdido, sem saber o que ele pode ser, se é bom ou não, completou a vereadora. Já Cláudio Prado (PDT), membro da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher, destacou como qualidade do PL 348/2009 o fato de ele dividir a responsabilidade sobre o Projeto Educacional Jovem Trabalhador. No ano passado, instituímos a Escola do Parlamento e temos todas as condições de ajudar, disse.
O texto do Projeto de Lei prevê uma comissão conjunta entre Executivo e Legislativo para definir as ações de formação dos jovens.