A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira o parecer favorável ao Projeto de Lei 282/2011, de autoria do vereador Aurélio Miguel (PR), que determina a priorização de materiais e recursos ecológicos na construção dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital paulista.
O PL estabelece que os edifícios sejam projetados e construídos com sistema de aproveitamento de água de chuva, áreas verdes plantadas nas coberturas das edificações, painéis de captação da luz solar para transformação em energia elétrica e sistema de aquecimento de água, também por meio da energia solar, sem que fossem prejudicados outros métodos ecológicos surgidos com a evolução tecnológica.
Além disso, o projeto também determina que o poder público priorize o emprego de outros materiais de construção ecológicos sempre que o preço deles for inferior, igual ou até 10% (dez por cento) maior que o custo do material tradicional.
Segundo a relatora do projeto, vereadora Marta Costa (PSD), a proposta é muito interessante. Todos os CEUs poderiam ter esse tipo de construção. Não só os CEUs, como todos os prédios da administração pública que fossem construídos daqui para frente, afirmou.
A implantação dos equipamentos, instalações ou sistemas mencionados no PL em prédios já existentes seria realizada de acordo com critérios técnicos, financeiros e de conveniência da administração pública.
(7/11/2012 – 15h53)