O Anhembi Parque, complexo cultural-comercial localizado na zona norte de São Paulo, poderá ter ligação por meio de via elevada com a estação Portuguesa-Tietê, do metrô. Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), responsável pela gestão do transporte por ônibus na capital paulista, a implantação para o sistema já está em desenvolvimento.
Situado no distrito de Santana, o Anhembi Parque possui uma área de 400 mil m² e sedia 30% dos eventos que acontecem no Brasil. Possui espaços como o Pavilhão de Exposições, o Auditório Elis Regina, o Palácio das Convenções, Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo e a Arena Anhembi. Já a estação Portuguesa-Tietê é interligada ao principal terminal rodoviário da cidade.
“Em virtude das características do sistema viário local e pelo desenvolvimento dos trabalhos, já foi possível observar que a melhor alternativa para implantação de um sistema de transporte interligando esses dois locais seria por meio de sistema elevado, que requer a desapropriação de algumas áreas”, afirmou a SPTrans em nota.
No último sábado (18/7), o prefeito Fernando Haddad (PT) publicou um decreto no Diário Oficial da Cidade que declara de utilidade pública e para desapropriação alguns imóveis situados em Santana.