Os caixas eletrônicos de bancos deverão ser proibidos em terminais de ônibus, hipermercados, supermercados, postos de combustíveis e lojas de conveniência. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) 77/2015, da vereadora Sandra Tadeu (DEM), em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.
De acordo com a medida, a proibição da Lei não se aplica em instituições públicas e shopping centers. No entanto, os caixas eletrônicos que fazem parte das agências bancárias deverão instalar película ou instrumento que impossibilite a visão do interior do estabelecimento.
O Projeto ainda determina que o uso desses caixas eletrônicos ocorra durante o atendimento bancário. As instituições que não cumprirem a Lei – quando for sancionada – receberão uma multa no valor de R$ 5 mil. Em caso de reincidência, o estabelecimento comercial será multado.
A vereadora Sandra Tadeu justificou a proposta como uma maneira de garantir maior segurança à população, já que os caixas eletrônicos são alvos de quadrilhas especializadas nesse tipo de crime.
O Projeto ainda precisa ser votado em segunda discussão pelos vereadores. Se aprovado, segue para sanção ou veto do Prefeito João Doria.
Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação da vereadora Sandra Tadeu. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário ‘Fale com o(a) vereador(a)’.
O perigo de ataques a caixas eletrônicos é 24 horas. Quaisquer que sejam os locais (agencias bancárias, shoppings, postos de gasolina, etc.) É uma questão de segurança pública e não de funcionamento. E qualquer pais do mundo se encontra caixas disponíveis 24 horas por dia. E novamente, o Brasil, na contramão de um país livre e organizado. Eu acho que deveríamos estimular a abertura de mais caixas eletrônicos, mais serviços, mais empregos e mais segurança. Mais segurança. As pessoas que já temem serem assediadas ou sofrem quando estão diante de caixas eletrônicos assumem o melhor horário para fazer suas transações. Não precisamos de leis que atrapalhem a vida das pessoas.
Mais um projeto de Lei inútil. Se o dono de supermercado ou posto de combustível quer facilitar a vida de seus clientes tendo o caixa, vem a prefeitura para atrapalhar!
Prezada Vereadora,
Nem sempre o sistema de cartões está funcionando devidamente.
O sistema de caixas eletrônicos deve sim estar à disposição da população. O estabelecimento é que deve fornecer a segurança devida ao cidadão que está utilizando o serviço. Restringir os horários também não é uma boa alternativa. Os imprevistos não marcam hora para acontecer.
Proibir não é a solução!!!
Sou contra a esta proposta.
Os supermercados ainda são locais seguros para a população.
Os bancos são inseguros e ainda não funcionam finais de semana.
Espero que esse projeto de lei não seja aprovado pelos vereadores.
Ridículo! Os caixas eletrônicos já dispõem de vários dispositivos de segurança, que dificultam bastante a ação de criminosos, inclusive manchando as notas, o que as faz perder o valor. O facilidade que traz os caixas eletrônicos em momentos de aperto não são sentidos por vereadores bem abastados
Isso vai contra toda a população. Façam uma pesquisa de opinião e vejam o quão contra a população está
Muito importante este pl agora a.Nova tática dos bandidos e chegar atirando quando estes caixas estão sendo abastecidos em mercados ja tem mortes de vigilantes aonpamhamdo abastecimento
Caixas em.prédios condomínios tem vários na cidade instalados em andares de vários rfgicios em São PSULO outro fator de riscos a populações que trabalham nestes condomínios numca se sabe o que se passa na cabeça de bandidos um risco as edificações com csixas em seu interior