pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Projeto proíbe motorista de ficar dentro do carro quando abastecer com GNV

Por: - DA REDAÇÃO

13 de julho de 2017 - 09:24

Acidentes com carros abastecidos com GNV (Gás Natural Veicular) são relativamente comuns e vez ou outra acabam virando manchete nos noticiários. O último caso grave do tipo aconteceu no mês de abril (8/4) em São Gonçalo, Rio de Janeiro, quando uma mulher morreu enquanto seu carro era abastecido. A explosão foi tão grande que destruiu o veículo e causou danos na cobertura do posto. Infelizmente, ela estava dentro do automóvel. O motorista, que aguardava do lado de fora, sobreviveu.

A história é dramática, mas também emblemática para especialistas preocupados com a prevenção e a segurança no uso de veículos movidos a gás natural. Eles lembram que muitos acidentes são causados por instalação mal feita ou clandestina dos botijões.

Um dos conselhos mais relevantes, no entanto, é o mais simples de todos: ficar sempre fora do carro durante o abastecimento. A dica, de tão importante, virou Projeto de Lei, e tramita na Câmara Municipal de São Paulo. O PL 259/17, do vereador Reis (PT), proíbe a presença de qualquer pessoa dentro dos veículos no momento do abastecimento com GNV em todos os postos de combustível da capital paulista.

A justificativa da proposta lembra que apesar de seguro e economicamente viável, o GNV exige uma atenção maior, com vistorias frequentes, o que nem sempre ocorre na prática. Nesse sentido, o vereador acredita que o Projeto possa contribuir para preservar a integridade física das pessoas no caso de eventuais acidentes.

O Projeto também obriga os postos a afixar placas de aviso sobre a lei em locais visíveis e com letras legíveis, para que a proibição fique bem clara. Em caso de desrespeito, os estabelecimentos devem ser multados.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Reis. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário ‘Fale com o(a) vereador(a)’.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar