Torcedores deverão ser identificados por meio de certificado digital na entrada dos estádios de futebol. Essa medida está prevista no Projeto de Lei (PL) 300/2014, do vereador José Police Neto (PSD), em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.
De acordo com a matéria, será obrigatória a utilização de sistema de identificação dos torcedores nas entradas e de sistema de monitoramento por imagem em toda área de uso comum de estádios com capacidade superior a 10 mil pessoas. Os cartões serão confeccionados com material plástico (PET reciclado) e será criado um banco de dados de pessoas que tiverem histórico de violência dentro e no entorno dos estádios.
A tecnologia a ser utilizada em cartões de identificação, com certificação de atributo digital, consiste em um cartão em plástico especial, feito de PET reciclado pós-consumo, de modo a contribuir com a preservação do meio ambiente. Esse material, além de apresentar alta resistência mecânica e flexibilidade, é indicado para a produção de documentos de identificação, explicou Police Neto.
Na sua justificativa, o parlamentar elenca os benefícios dessa proposta: O projeto tem como objetivo modernizar o documento de identidade do torcedor, visando segurança na sua impressão de dados pessoais, assim como a garantia de integridade dos dados armazenados no chip assinado eletronicamente, afirma. (Da Redação)
(10/07/2014 – 18h15)