O Projeto de Lei (PL 732/2017), de autoria do vereador Toninho Vespoli (PSOL), propõe que o educador Paulo Freire (1921-1997) seja patrono da educação paulistana. O educador e filósofo pernambucano dedicou grande parte de sua vida à alfabetização e à educação da população carente.
Segundo a justificativa do PL, além do trabalho como grande estudioso e pensador dos rumos educacionais do país, foi secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1993). Reconhecido internacionalmente, recebeu inúmeros títulos e importantes premiações.
A Câmara Municipal de São Paulo já possui em sua homenagem, o Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal, que agracia iniciativas para o aprimoramento da qualidade de ensino na escola pública, desenvolvidos por educadores nas unidades municipais. “Entregue anualmente, o prêmio foi instituído em 1998, com o objetivo estimular de valorizar os projetos que estejam alinhados a uma política educacional comprometida com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem”, fundamenta Vespoli.
“Eu sou professor de matemática da rede municipal e, até hoje, colhemos inúmeras questões pedagógicas de trinta anos atrás, como o fato de o professor ter um plano de carreira, inclusive momentos de discussões pedagógicas na intenção de avançar a educação na cidade de São Paulo”, afirmou Vespoli.
O PL já recebeu pareceres favoráveis da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Participação Legislativa) e da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, e segue em tramitação na Câmara Municipal.
Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação do vereador Toninho Vespoli. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos por meio do formulário ‘Fale com o vereador’.