Comissão de Educação debateu a questão da obesidade infantil e o bullying nas escolas Foto: André Bueno / CMSP
A instituição do Plano de Prevenção à Obesidade Infantil na rede municipal de ensino, previsto no Projeto de Lei (PL) 443/13, de autoria do vereador Laércio Benko (PHS), foi debatida na reunião ordinária da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara, desta quarta-feira (17/9).
O vereador Ota (PROS) defendeu a aprovação do plano para que, além da prevenção a obesidade, seja reduzida também a pratica do bullying com as crianças em sobrepeso. A criança vai crescendo e engordando até chegar o momento em que se torna vítima do bullying. Vemos o exemplo nos Estado Unidos, todas as crianças com excesso de peso. Então precisamos que esse projeto seja aprovado para diminuir nossos índices de obesidade em crianças, disse.
Para o vereador Toninho Vespoli (PSOL), único voto contrário ao parecer, o projeto inclui discussões que nem sempre fazem parte dos temas exigidos pela comunidade escolar. Quero deixar claro que não sou contra a prevenção a obesidade, é um tema que deve ser discutido em toda sociedade. Sou contra o projeto, a forma em que são colocadas as tarefas aos servidores da educação, afirmou. A prefeitura já faz um papel muito bom na alimentação escolar. Cada escola tem sua comunidade escolar específica, então acho que determinadas questão não podem interferir no plano político pedagógico – traçados pelos próprios educadores e pela comunidade, completou.
(17/09/2014 17h04)