RenattodSousa/CMSP
A Câmara Municipal aprovou, em primeira votação, a implantação do Sistema Universidades Aberta do Brasil (UAB) na capital paulista para cursos e programas de ensino à distância. A proposta está prevista no Projeto de Lei (PL) 502/2013 do Executivo.
De acordo com a justificativa da matéria, a medida tem por finalidade ampliar o acesso à educação superior pública nas diferentes áreas do conhecimento, por meio da disponibilização de cursos e programas à distância.
O texto foi aprovado com 32 votos favoráveis e 6 contrários. À favor do projeto, o presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Reis (PT), defendeu que os cursos à distância serão fundamentais para os professores. Os profissionais da educação poderão fazer pós-graduação à distância e isso enriquecerá o ensino. Além disso, é uma ferramenta importante para a educação, sinalizou.
Em contrapartida, o vereador Mario Covas Neto (PSDB) afirmou que o texto preciso de muitos reparos para poder ser aprovado. A criação dessa universidade irá mexer no orçamento da educação, prejudicando os ensinos fundamental e infantil. Precisamos, primeiro, ter uma base de qualidade para depois pensarmos no superior, declarou.
A Comissão de Educação, Cultura e Esportes realizará no dia 30 de setembro audiência pública para debater a matéria com a população.
O Projeto de Lei ainda precisa ser discutido novamente em Plenário e, se aprovado novamente pelos vereadores, será encaminhado para sanção do prefeito.
(04/09/2013 – 17h15)