pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Projeto que prevê novo sistema de transporte na região leste é um dos destaques da sessão desta quarta

Educação e jovens parlamentares foram outros temas discutidos

Por: MARCO CALEJO
HOME OFFICE

19 de outubro de 2022 - 20:04
Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

A mobilidade urbana, a educação e o Parlamento Jovem Ensino Médio 2022 da Câmara Municipal de São Paulo foram alguns temas de discurso na Sessão Plenária desta quarta-feira (19/10). Nesta tarde, os vereadores puderam se manifestar sobre assuntos livres por até cinco minutos.

A sessão de hoje foi liderada pela 1ª vice-presidente da Casa, a vereadora Rute Costa (PSDB). Rute está à frente da Câmara até o fim desta semana, enquanto o chefe do Parlamento paulistano, o vereador Milton Leite (UNIÃO), assume a Prefeitura da capital paulista entre os dias 19 e 21 devido à licença do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Mobilidade urbana

O primeiro a utilizar o tempo de cinco minutos foi o vereador João Jorge (PSDB). O parlamentar falou sobre a futura implantação do BRT (Bus Rapid Transit) na Radial Leste. O modal é um sistema de ônibus que opera em faixas exclusivas e com a capacidade de oferecer mais rapidez no trânsito.

João Jorge explicou que o projeto, fruto de uma parceria entre a gestão municipal e o governo estadual, está em fase final de elaboração. De acordo com o vereador, o próximo passo será abrir o processo licitatório para as empresas interessadas em executar as obras.

“(O governo estadual) Liberou a bagatela de R$ 700 milhões para investimento do BRT Radial Leste, que sai aqui do centro, no terminal Pedro II, e em um primeiro trecho vai até a Radial Leste com a Avenida Aricanduva”, disse João Jorge. “Tem também um outro BRT, da Avenida Aricanduva até São Mateus”.

Para o vereador, o sistema trará mais qualidade de vida à população paulistana. “Ele, com certeza, vai aliviar o trânsito da Radial Leste e vai desafogar um pouco a Linha 3-Vermelha do Metrô, que é bastante concorrida”.

Parlamento Jovem

Já o Parlamento Jovem Ensino Médio 2022 foi o tema do discurso da vereadora Sandra Santana (PSDB). Da tribuna do Plenário 1º de Maio, ela disse que na última segunda-feira (17/10) teve o “privilégio de dar posse a 56 vereadores do Parlamento Jovem aqui nesta Casa”.

Sandra explicou que os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar Projetos de Lei, e falou sobre as propostas. “Desses 56 projetos inscritos, uma curiosidade: 64% foram mulheres que apresentaram”.

A parlamentar também destacou os temas tratados nos projetos. “Assistência social, cultura, educação – só da educação foram 19 projetos – emprego, habitação, meio ambiente, planejamento urbano, saúde, segurança urbana e trânsito e transporte”.

Segundo Sandra Santana, o Prêmio Parlamento Jovem permite que os estudantes conheçam o trabalho da Câmara e reconheçam a importância da Casa para a sociedade paulistana. A parlamentar entende que o engajamento dos vereadores e da população é fundamental para o desenvolvimento da capital.

“O que chamou a atenção é que ainda existem muitos jovens interessados que a cidade se transforme, que tenhamos uma cidade melhor. E isso só vai acontecer, como eu disse aqui para eles, a partir do momento em que nós participarmos mais, não só nós aqui enquanto legisladores e vereadores da cidade de São Paulo, mas a sociedade civil como um todo”, falou Sandra.

Educação

A educação municipal foi outro assunto tratado na sessão desta quarta. A vereadora Cris Monteiro (NOVO) afirma que a falta de oportunidades para os jovens está associada aos índices de desempenho das escolas da capital que, segundo a parlamentar, estão abaixo do esperado. Ela justificou a consideração com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

“Somente 24% dos alunos do nono ano da rede municipal de São Paulo têm aprendizado em matemática, e apenas 38% das escolas municipais de São Paulo possuem acessibilidade”, falou a vereadora, que completou. “Apenas 4% das escolas do município de São Paulo possuem laboratório de ciência. Como podemos esperar que nossas crianças possam entender na prática o que é ciência?”.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (25/10) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista à Sessão Plenária desta quarta-feira no vídeo abaixo:

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar