O Projeto de Lei (PL) 143/2013, que estabelece que a Secretaria de Abastecimento priorize a compra de legumes, frutas e verduras de sitiantes, chacareiros e produtores locais recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento, durante reunião realizada nesta quarta-feira (25/3).
De autoria do vereador Jair Tatto (PT), o texto de justificativa do projeto ressalta as vantagens desses produtos. “Os pequenos produtores recebem orientação para evitar o uso de fertilizantes químicos, e não utilizar agrotóxicos, produzindo de maneira ecológica. Na horta, em vez de os inseticidas e fungicidas tradicionais, são utilizados esterco animal curtido, calda sulfocálcica, calda de folhas de tomateiro, armadilhas luminosas, controle biológico e outras técnicas de produção orgânica.”
Para o presidente da comissão, Police Neto (PSD), o Plano Diretor Estratégico trouxe uma inovação que são os produtos orgânicos produzidos dentro da cidade de São Paulo. “Nessa semana, a Frente Parlamentar pela sustentabilidade conseguiu a sanção do prefeito para que os produtos orgânicos produzidos e comercializados no município de São Paulo passassem a fazer parte da merenda escolar. Agora, o projeto de lei do vereador Jair avança nisso, pois estabelece que todos os produtos produzidos dentro da cidade de São Paulo tenham prioridade. É claro que a proximidade entre o produtor e o distribuidor barateia o produto”, afirmou.