O Projeto de Lei (PL) 330/2013, que institui o programa “Escola Amiga do Meio Ambiente” recebeu o parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esportes durante reunião realizada nesta quarta-feira (25/2). O objetivo da proposta é a conscientização dos estudantes da rede municipal de ensino.
O PL, de autoria do vereador Eduardo Tuma (PSDB) prevê a criação de um concurso que vai premiar alunos e escolas que apresentarem projetos de melhorias ambientais a serem implementadas em São Paulo. O concurso deverá ocorrer uma vez ao ano, durante o período letivo e sob a coordenação da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
De acordo com a justificativa do projeto, os trabalhos que seriam desenvolvidos nas escolas por meio de programas que “constroem o senso de responsabilidade, de valores mais humanizados e permeiam todo o processo educativo, formando, desde cedo, cidadãos capazes de assumir novas atitudes na busca de soluções para os problemas socioambientais”.
“Tudo o que visa instruir as crianças e os jovens sobre o meio ambiente é de suma importância. Veja a questão da crise hídrica que estamos vivendo. Muitas vezes essa agressão ao meio ambiente é por falta de educação, aprendizado”, salientou o vereador Reis (PT), presidente da comissão.
Com o parecer favorável da Comissão de Educação, o projeto já pode ser votado em plenário.
Quem tem que assumir a responsabilidade pela crise são os responsáveis de hoje,nos estamos sim em crise hídrica, educar os jovens para serem cidadãos preservadores do meio ambiente é lindo, maravilhoso, deveria ser obrigatório em todas as escolas do país.Queremos uma resposta do hoje, onde estão os responsáveis de hoje, trabalhe gente, não deixe desmatar, resolva o problema, já existe leis que não são respeitadas, criar projetos para um futuro ao meu ver é dizer, olha estou aqui, estou fazendo algo. Preserve os mananciais,e a Amazônia responsabilidade futura?