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Projetos de escolas municipais são reconhecidos com Prêmio Paulo Freire

Por: HELOISE HAMADA - DA REDAÇÃO

19 de setembro de 2022 - 23:07

Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo realizou a 17ª edição do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal nesta segunda-feira (19/9). A sessão solene foi presidida pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), membro da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, e foram premiados 12 projetos.

“Hoje é um dia muito importante, que é o dia do aniversário do nosso grande educador Paulo Freire. Ele faria, hoje, 101 anos. Comemorar esse aniversário de Paulo Freire é muito importante sobretudo pelo que ele significa para a educação brasileira e mundial também”, afirmou Giannazi.

Este ano, 107 projetos foram inscritos e avaliados pela comissão julgadora composta pelas seguintes entidades: Comissão de Educação, Cultura e Esportes, Instituto Paulo Freire, SINPEEM (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo), SINESP (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo), SME (Secretaria Municipal de Educação) e UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo).

A avaliação aconteceu segundo critérios que levam em consideração a promoção de aprendizagens diversificadas, participação efetiva da comunidade, inovação e criatividade, alcance de objetivos, alinhamento aos princípios de Paulo Freire e forma e conteúdo do projeto.

Foram premiados 12 projetos, em 1º, 2º e 3º lugares, em quatro categorias:

  • Categoria I – Educação Infantil;
  • Categoria II – Ensino Fundamental I;
  • Categoria III – Ensino Fundamental II e Ensino Médio;
  • Categoria IV – Educação de Jovens e Adultos.

Também esteve presente na solenidade o vereador Eduardo Suplicy (PT), que é membro da comissão julgadora do Prêmio Paulo Freire 2022 e membro da Comissão de Educação, Cultura e Esportes. “Esse prêmio que leva em conta a homenagem ao querido professor Paulo Freire, que tanto nos ensinou sobre como melhor alfabetizar o povo brasileiro, é algo que entusiasma todos aqueles que se esmeram para conseguir estar na lista dos premiados. Então, fico muito feliz de estar aqui”, destacou o parlamentar.

Depois de dois anos com restrição de público, profissionais da educação e alunos puderam participar da solenidade. “Eu estou muito contente de estar aqui e fico contente também de estar presencialmente aqui. A presença das pessoas é muito importante, salientou Lutgardes Costa Freire, filho de Paulo Freire.

A premiação

O Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal agracia projetos que representem iniciativa de aprimoramento da qualidade de ensino na escola pública, desenvolvidos por educadores nas unidades municipais.

Entregue anualmente, o prêmio foi instituído em 1998, em homenagem à vida e ao trabalho do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire (1921–1997), com o objetivo de estimular e valorizar as iniciativas que, pautadas na busca de alternativas e na criatividade, estejam alinhadas a uma política educacional comprometida com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

“É muita alegria o reconhecimento por este projeto, estar aqui na Câmara. Várias pessoas votaram, concorremos com várias escolas públicas também, um prêmio que tem o nome do Paulo Freire, que todo educador estuda muito. Então, eu estou muito feliz”, disse a professora Lívia Arruda, do projeto “Motoca na Praça: andanças e aventuras de triciclo pela Praça da República”, 1º lugar na Categoria I.

“Muito feliz e agraciada porque é um projeto feito por muitos professores e as estrelas principais são os alunos, que ficaram felizes e puderam descobrir muitas coisas do universo”, comentou a professora orientadora de Educação Digital Regina Maria Nara, do projeto “De olho no céu: desvendando os mistérios do universo”, 3º lugar da Categoria II.

“Eu estou muito feliz, já estivemos com mesma escola que eu trabalho no ano anterior, mas em tempos de pandemia, com poucas pessoas. Hoje estamos vendo a plenária cheia, muitos estudantes. Eu estou muito, muito feliz, é uma energia completamente diferente quando os estudantes nos acompanham”, falou a professora Lucidalva de Azevedo, do Projeto “CFE – Consciência Feminina na Escola”, 2º lugar da Categoria III.

“É uma honra sabendo que o Paulo Freire é um ícone da educação. Ser reconhecido como um projeto relevante às vistas da comissão, é uma honra muito grande”, frisou a assistente de direção Erika Doniani Dias, do Projeto “Aprendizagem ao longo da vida”, 2º lugar da Categoria IV.

Confira abaixo a relação dos vencedores de cada uma das categorias do Prêmio Paulo Freire:

Categoria I – Educação Infantil

1º lugar – Projeto “Motoca na Praça: andanças e aventuras de triciclo pela Praça da República”
Responsáveis: Lívia Guimarães Arruda, Ivone Moreira de Jesus Miranda Silveira e Eni Pereira de Souza
EMEI Armando de Arruda Pereira

2º lugar – Projeto “Comissão TEA: o orgulho de ser autista!”
EMEI Borba Gato

3º lugar – Projeto “A escola tem elevador!”
Responsável: Cintia Elidia Firmino
EMEI Professor Manoel de Alvarenga Freire Junior

Categoria II – Ensino Fundamental I

1º lugar – Projeto “Para além da SRM”
Responsável: Cynthia Porto Müller
EMEF João de Deus Cardoso de Mello

2º lugar – Projeto “Colcha de retalhos”
Responsável: Eliane Hessel dos Santos
CEU EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho

3º lugar – Projeto “De olho no céu: desvendando os mistérios do universo”
Responsáveis: Regina Maria Nara, Isabel Alves Borges, Renata Fernandes Borrozzino Marques e Vera Aparecida de Melo Silva
EMEF Paulo Duarte

Categoria III – Ensino Fundamental II e Médio

1º lugar – Projeto “Plano de Bairro e o Direito à Cidade”
Responsáveis: Luiz Carlos de Souza Victoreli, Francisco do Amparo Lopes, Francisco Vanderlei Nascimento de Sousa e Tania Maria Uehara Alves
CEU EMEF Professor Paulo Gonçalo dos Santos

2º lugar – Projeto “CFE – Consciência Feminina na Escola”
Responsáveis: Lucidalva de Azevedo Ribeiro Gonçalves e Hilda Amélia Behling da Silva
EMEF Padre José Pegoraro

3º lugar – Projeto “De portas abertas: por uma escola antirracista”
Responsáveis: Patrícia Alves da Silva e Edilson da Silva Cruz
EMEF Virgílio de Mello Franco

Categoria IV – Educação de Jovens e Adultos

1º lugar – Projeto “Brigadas de Alfabetização: o bairro educador de Heliópolis pelo direito à Educação”
Responsáveis: Meire Regina de Lima e Marília de Santis
EMEF Luís Gonzaga do Nascimento Júnior

2º lugar – Projeto “Aprendizagem ao longo da vida”
Responsáveis: Erika Doniani Dias, Gabriela Rauseo Garcia, Cesar Luis Sampaio e Wesley de Sousa Vieira
EMEF Infante Dom Henrique

3º lugar – Projeto “Cara, crachá: documentação pessoal como acesso e garantia de direitos para as pessoas com deficiência”
Responsáveis: Vanessa Lilian de Oliveira Nunes e Veronica Urbani Souto
CIEJA Professora Rose Mary Frasson

Para assistir à íntegra da solenidade e conferir todas as participações durante a sessão solene, clique abaixo:

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