A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu nesta quarta-feira (16/09) para avaliar 11 projetos. Na pauta, propostas relacionadas a concessão de títulos e honrarias e mudanças na legislação do calendário de eventos da cidade.
Entre os itens com parecer aprovado e que seguirão em tramitação na Casa está o PL (Projeto de Lei) 1480/2025. Apresentado pelo vereador André Santos (REPUBLICANOS), o projeto sugere a criação da Semana Municipal do Empreendedor Motociclístico, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de julho.
Na justificativa do projeto, o vereador ressalta que o segmento produtivo movimenta a economia, integra o sistema logístico urbano e desempenha papel fundamental na geração de renda e mobilidade. Caso se torne lei, a semana permitirá ao município organize ações de capacitação e certificação profissional, entre outras iniciativas.
Também avançou o PL 145/2026 , do vereador Adrilles Jorge (UNIÃO), que inclui no calendário o Dia Municipal da Gestão de Inovação e Negócios no Enoturismo e Enocultura, a ser celebrado no dia 02 de março. O objetivo é fomentar o desenvolvimento sustentável, a qualificação profissional e a responsabilidade social no setor turístico e gastronômico e alinhar São Paulo às tendências globais de gestão, comportamento e saúde integral, ressignificando o papel do vinho na sociedade e explorando suas potencialidades de forma positiva.
Ao final da reunião, a vice-presidente do colegiado, vereadora Cris Monteiro (NOVO) fez um balanço do encontro. “Tivemos a reunião relativamente rápida com projetos importantes para a cidade, cobrindo todos os vereadores e seus projetos, então continuamos aqui com afinco, com trabalho” e “mais uma vez a Comissão de Educação comprovou que estamos aqui para ajudar a cidade a ser melhor”, disse.
Também participaram da reunião, que pode ser conferida na íntegra aqui, os vereadores Celso Giannazi (PSOL), Sonaira Fernandes (PL), Guilherme Corrêa (UNIÃO) e George Hato (MDB)
