Nesta quinta-feira (05/11), a Câmara Municipal de São Paulo realizou sessão solene para entregar Medalha Anchieta ao promotor cultural Antonio José Zacharias. A iniciativa do projeto é do vereador Gilson Barreto (PSDB). Nascido no bairro do Ipiranga, Zacharias é professor de Educação Física e foi gerente do SESC Itaquera por oito anos. “Em uma região carente como a Leste, um equipamento como o SESC faz grande diferença na vida das pessoas. Quando cheguei a grande atração da unidade era a piscina. Mas nós queríamos que a comunidade desfrutasse da instituição e tivesse um contato mais intenso com oficinas, cursos e, assim, estabelecesse um novo contato com a cultura”, lembra Zacharias, que depois foi gerente do SESC Ipiranga por dois anos.
Danilo dos Santos Miranda, diretor regional do SESC São Paulo, elogiou muito o trabalho do produtor cultural. “Ele transformou o SESC Itaquera no grande pólo de discussão social da região toda. Atraiu para lá todas as discussões da Zona Leste. Foi muito importante para firmar a instituição em Itaquera”, lembrou Miranda.
Zacharias também ajudou fundar o Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste, entidade que reúne mais de 200 instituições, e que se tornou referência regional na promoção de encontros que resultam numa melhor integração e qualidade de vida dos moradores.
Como Gilson Barreto não pode comparecer quem ficou responsável pela presidência da sessão foi o vereador Claudinho (PSDB). “Zacharias é consciente da importância da instrumentalização, da produção e da preservação das mais autênticas formas artísticas que se encontram enraizadas na diversidade cultural existente no seio dos quatro milhões e meio de habitantes que vivem na Zona Leste”, disse Claudinho.
Nomes como Quinteto em Branco e Preto e Andréa Bien tiveram o apoio de Zacharias no início de suas carreiras. Andréia se apresentou na cerimônia.
Participaram da mesa solene, além do vereador Claudinho e do homenageado; Juliana Cardoso (PT), vereadora; Adriano Diogo (PT), deputado estadual; José Carlos Gutierrez, vice-presidente da Associação de Jornais de Bairro (ABJOR); Danilo dos Santos Miranda, diretor do SESC; Luiz Garcia Maldonado, chefe de gabinete do vereador Gilson Barreto; José Zacharias, pai do homenageado; e Padre Rosalvino Moran Vinãyo.
|