pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Proposta garante a idosos isenção de IPTU mesmo após revisão da planta genérica

Por: - DA REDAÇÃO JOTA ABREU

23 de janeiro de 2019 - 18:00

O PL (Projeto de Lei) 250/2018, da vereadora Sandra Tadeu (DEM), propõe manter a isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para os idosos, mesmo depois de realizada a revisão da planta genérica de valores. Hoje, feita a revisão, o idoso perde o direito, conforme a legislação vigente.

A planta genérica de valores determina o valor do metro quadrado nas diferentes áreas da cidade, baseada nas particularidades de cada região. A partir desse cálculo podem ser fixados previamente os valores básicos unitários dos terrenos e edificações, para aplicar os critérios de padronização do valor do IPTU.

Segundo a vereadora, apesar das revisões periódicas feitas pelo poder público, o aposentado ou idoso não deveria perder o benefício da isenção prevista por lei, pois a norma tem o objetivo de melhor a qualidade de vida dessa parcela da população.

Por essa razão, o Projeto sugerido determina que a revisão da planta genérica de valores não poderá alterar a isenção dada ao aposentado, sempre que a valorização recair apenas sobre o valor venal do imóvel, sem acréscimo de área construída, desde que não haja mudança da condição econômica e social do contribuinte.

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação de autoria da vereadora Sandra Tadeu (DEM). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com a Vereadora”.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar