pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Reabilitação Fonoaudiológica é tema de audiência pública da Saúde

4 de novembro de 2009 - 06:12

Categorias

RenattodSousa
Reabilitação Fonoaudiológica é tema de audiência pública da Saúde
Claudia Taccolini Manzoni é fonoaudióloga e compõe a equipe da coordenadoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde

 

A Comissão de Saúde realizou, nesta quarta-feira (04/11), audiência pública para debater a situação da reabilitação fonoaudiológica na cidade de São Paulo.

A falta de profissionais foi uma dos problemas  identificados pelo Conselho Regional de Fonouadiologia, representado por Maria Cristina Pedro Biz. “Atualmente são 237 fonoaudiólogos trabalhando na rede de assistência da Secretaria de Saúde. Isso dá um profissional para cada aproximadamente 48 mil habitantes. O ideal seria um para cada dez mil habitantes”.
 
De acordo com o Conselho, outra questão que prejudica o atendimento à população é a falta de integração entre a rede de assistência e a centralização dos serviços
 
Claudia Taccolini Manzoni, fonoaudióloga que compõe a equipe da coordenadoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, agradeceu as informações trazidas pelo Conselho e pediu mais detalhes. “Ficamos satisfeitos com a proposta de parceria. Informações são muito importantes. Administrar uma rede como a de São Paulo é um desafio para qualquer gestor”, disse Manzoni.
 
A vereadora Juliana Cardoso (PT), presidente da Comissão, informou que o assunto será tratado na reunião do Plano Plurianual (PPA). “Conseguimos identificar as dificuldades dos profissionais e o PPA é uma forma de discutir melhor as soluções”, informou ela.   
 
Subcomissão A melhor idade
 
Sérgio Pascoal, coordenador da Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa, traçou um panorama da situação do idoso no município de São Paulo. “Atualmente 11,5% da população paulistana têm mais de 60 anos e a tendência é aumentar cada vez mais”, informou.
 
“Quanto mais periférica mais a região precisa do serviço público”, explicou o coordenador.  
 
Pascoal falou do Programa Acompanhante do Idoso onde uma equipe multiprofissional cria um plano de atendimento e cuidados personalizado para idosos fragilizados que têm dificuldades de locomoção. Neste programa um acompanhante fica responsável por ajudar o idoso nas mais diversas atividades. “Há 17 idosos totalmente dependentes para cada 100 mil habitantes de São Paulo”, explicou ele.
 
Também participaram da Comissão os vereadores Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB), Claudio Prado (PDT), presidente da Subcomissão; Milton Ferreira (PPS) e as vereadoras Sandra Tadeu (DEM) e Noemi Nonato (PSB).

Imagens para download:
RenattodSousa
Reabilitação Fonoaudiológica é tema de audiência pública da Saúde
Maria Cristina Pedro Biz
RenattodSousa
Reabilitação Fonoaudiológica é tema de audiência pública da Saúde
Claudia Taccolini Manzoni
RenattodSousa
Reabilitação Fonoaudiológica é tema de audiência pública da Saúde
Claudio Prado

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar