O reconhecimento do exercício profissional do turismólogo, previsto no Projeto de Lei (PL 138/2013) recebeu o parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (6/5).
Para o vereador e autor do projeto, Jair Tatto (PT) é uma profissão de extrema importância. “Ele [o turismólogo] é um profissional que leva os alunos para conhecer os vários pontos de turismo. Então, queremos criar essa profissão”, afirmou.
Compete ao turismólogo, planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando o adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; diagnosticar as potencialidades e as deficiências para o desenvolvimento do turismo nos municípios, regiões e estados da federação; criar e implantar roteiros e rotas turísticas; desenvolver e comercializar novos produtos turísticos; coordenar, orientar e elaborar planos e projetos de marketing turístico; dentre outras atividade.
Parabéns estamos há muitos anos cobrando um reconhecimento do poder publico e privado, afinal muitos de nós lutamos duro por uma graduação e ficamos a deriva por falta de oportunidade no mercado.
Como assim: “Queremos criar essa profissão”? O Turismólogo já existe, e já é reconhecido. O que nos falta, é a regulamentação. E essas atividades citadas, “Ele [o turismólogo] é um profissional que leva os alunos para conhecer os vários pontos de turismo.”, compete a um Guia de Turismo, e não a um Turismólogo.
Acho que esse vereador deve se informar sobre isso.
Existe diferença entre Reconhecimento da profissão, regulamentação e atividades exercidas por nós Turismólogos e Guias de Turismo.
Fernanda Ramos
Turismóloga e Guia de Turismo.
Aloooo! Reconhecido já somos pela Lei 12.591/12, precisamos regulamentar essa lei evitando os transtornos dos vetos !