Nesta segunda-feira (17/2), a Rede Câmara SP e a Fundação Padre Anchieta anunciaram uma parceria inédita para a transmissão do desfile de carnaval do Grupo de Acesso Especial de Bairros, que faz parte da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas). Os desfiles serão realizados nos dias 2 e 3 de março, na avenida Eliseu de Almeida, no Butantã, zona oeste da capital, com transmissão simultânea da TV Cultura e da TV Câmara.
“Para nós é um dia histórico, um dia de festa, porque nós sempre tivemos o sonho de transmitir o Grupo Especial de Bairros que hoje é o maior grupo da UESP, o maior grupo de carnaval de bairros do Brasil e, para nós, transmitir essa festa tanto na televisão aberta quanto na casa do povo, para nós é algo mais que especial. Estamos muito felizes com essa parceria inédita entre TV Cultura e TV Câmara”, ressaltou Alexandre Magno, o Nenê, presidente da UESP.
“Quero agradecer aqui abertamente a Câmara Municipal de São Paulo e sua importância para o carnaval da cidade. Já tem alguns anos que a Câmara é um dos grandes incentivadores do Carnaval de São Paulo. Eu preciso ressaltar aqui o presidente Ricardo Teixeira pois, sem ele, não teríamos essa parceria”, finalizou Nenê.
Atualmente, o Grupo de Acesso Especial de Bairros da UESP é formado por 14 agremiações espalhadas pela cidade, porém, apenas 12 irão desfilar. No dia 2, desfilam na avenida as agremiações: Unidos do Vale Encantado, Unidos de Guaianases, Combinados de Sapopemba, Isso Memo, Lavapés Pirata Negro e Saudosa Maloca. Já no dia 3, será a vez das escolas: Amizade Zona Leste, Acadêmicos de São Jorge, Unidos de São Miguel, Unidos de Santa Bárbara, Uirapuru da Mooca e Leandro de Itaquera.
No domingo, dia 2, a transmissão do desfile do Grupo de Acesso de Bairros 3 será das 22h às 02h na TV Cultura e na TV Câmara. E na segunda-feira, dia 3, após o programa Roda Viva, também nos dois canais.
Sobre a UESP
A UESP é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 10 de setembro de 1973 com objetivo de unir as Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos e representá-los junto ao poder público. Atualmente, congrega 64 agremiações.
Além de organizar os desfiles, a UESP também desenvolve projetos em conjunto com suas filiadas visando a construção e o fortalecimento das comunidades e a valorização da cultura popular brasileira.
Confira o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP