Segundo coordenadora da Rede Legislativa de TV, Evelin Ribeiro (à dir.), já são 61 canais digitais habilitados. Foto: Luiz França / CMSP
Segundo a coordenadora da Rede Legislativa de TV, Evelin Ribeiro, a entidade já conta com 61 canais digitais habilitados, dos quais 30 estão em operação. A Rede Legislativa reúne os canais de televisão do Senado, da Câmara Federal, das assembleias legislativas e câmaras municipais do país.
A Rede foi tema de um encontro realizado nesta quarta-feira (27/8), na Câmara Municipal. Representantes de casas de todo o país reuniram-se no Palácio Anchieta para debater os desafios técnicos para a criação de uma TV Legislativa.
Em São Sebastião (SP), por exemplo, a lei que cria a TV Câmara local foi aprovada no último dia 18/8. A responsável pelo projeto, Maria Aparecida de Melo, diz que o maior desafio, até agora, é angariar recursos para viabilizar o canal.
Ela também elogiou o encontro por proporcionar uma via de transmissão de conhecimento para os novatos. A gente tem que ficar atento para que, quando implementarmos o projeto, seja de acordo com a legislação, sem nenhuma margem para problemas. Tem que estar tudo no lugar certo, acredita Maria Aparecida.
Segundo Evelin, a Rede Legislativa é a maneira mais simples para que uma cidade ou estado crie seu canal de televisão. A Câmara dos Deputados, por fazer parte da União, ela não cumpre os mesmos ritos para conseguir um canal. Ela tem o direito a esse canal. Não é rápido, mas é muito mais rápido do que qualquer outra possibilidade, como emissora educativa, ou qualquer outro formato, explicou.
(27/08/2014 – 19h01)