Professora e pedagoga por formação, a vereadora Edir Sales (PSD) sabe a importância da utilização do conhecimento lúdico e diversificado no processo de aprendizagem do aluno. Pensando nisso, a parlamentar apresentou, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 512/2013, que institui o Programa teatro na escola.
Com objetivo fundamental de inserir o ensino do curso de teatro nas escolas públicas, concomitante à grade curricular do ensino público, o programa pretende promover a integração dos estudantes de uma forma criativa e participativa, além de facilitar o desenvolvimento da coordenação motora, memorização e diversas outras habilidades.
Segundo a proposta, as aulas deveriam ser ministradas duas vezes por semana. A avaliação se dará com apresentação, em local apropriado na unidade de ensino e peças teatrais ao fim de cada semestre.
Para Edir Sales, aliar o teatro à educação é uma forma de resgatar conceitos e valores fundamentais na constituição do indivíduo na sociedade. A arte cênica é um recurso pedagógico eficaz, que amplia o horizonte do educando, permitindo que este se expresse artisticamente e explore as possibilidades de comunicação humana. Acredito que muitos alunos se beneficiarão com a inserção do teatro na escola.
O projeto, em tramitação, precisa se apreciado pelas Comissões da Casa, e depois ser aprovado em duas votações em Plenário antes de seguir à sanção do prefeito.
(9/8/2013 – 12h07)