O Instituto Lixo Zero se reuniu com vereadores na Câmara Municipal de São Paulo, na manhã desta terça-feira (22/10), para discutir iniciativas e Projetos de Leis que minimizem o impacto e tratem da redução dos resíduos sólidos no meio ambiente.
Semana do lixo zero
A discussão na Câmara é uma das atividades da Semana do Lixo Zero, criada para mobilizar atores públicos e privados, em prol da destinação e tratamento correto do lixo.
Flávia Cunha, organizadora do Instituto Lixo Zero, comentou a importância de se discutir políticas públicas sobre o tema. “A Semana Lixo Zero é um movimento que acontece há mais de oito anos. Começou em Florianópolis, com o Instituto Lixo Zero, que está sediado lá. Aqui, em São Paulo, é o nosso segundo ano. No ano passado, nós conseguimos fazer uma mobilização para 27 atividades acontecerem em São Paulo toda. Este ano, são mais de 70 atividades acontecendo. É necessário repensar o processo de consumo e tratar de soluções para juntos resolverem o problema, que é complexo e urgente o problema do lixo,” afirmou Flávia.
Foram abordadas ações da alçada do Legislativo que foquem, portanto, na redução dos resíduos sólidos. Mas todos concordaram que é preciso haver uma conscientização coletiva.
A vereadora Soninha Francine (CIDADANIA) falou do papel do poder público. “Por um lado, a gente precisa de algumas leis. Atualizar a legislação que existe, algumas mais rigorosas, atribuindo responsabilidades mais claramente. Instituindo penalidades mais impactantes. Mas a gente não vai conseguir resolver isso só por força de lei. Então a gente precisa articular e envolver mais os atores. O setor privado com as suas obrigações e, sem dúvida, a sociedade um modo geral,” comentou a vereadora.
Confira mais sobre o encontro na reportagem da TV CÂMARA SP:
ANDREA GODOY
DA TV CÂMARA SP