pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Referência no futebol, José Guimarães Júnior recebe a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão

Por: HELOISE HAMADA E DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

21 de maio de 2024 - 21:12
Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão a José Guimarães Júnior, mais conhecido como Guima, na noite desta terça-feira (21/5). A iniciativa da homenagem é do presidente do Legislativo paulistano, vereador Milton Leite (UNIÃO).

Guima nasceu em 21 de maio de 1934, na cidade de Poções (BA), sendo o décimo filho de uma família numerosa. Nasceu com paralisia infantil e foi criado na terra de seu pai, um fazendeiro e pastor protestante. Sua vinda para a capital paulista foi aos 15 anos. Três anos depois ele ingressou no Jockey Club de São Paulo como cavalariço e com o sonho de se tornar um jóquei. Anos depois, após um acidente, ele encerrou sua carreira cavalgando em velocidade.

Assim, ele encontrou uma nova vocação no próprio Jockey Club de São Paulo e começou a cuidar dos filhos dos empregados que participavam de atividades esportivas. Ele formou o “Pequeninos do Jockey” e se tornou técnico. Depois, o projeto abriu suas portas para as crianças carentes das redondezas e a iniciativa culminou na fundação oficial do time em 1970 e até hoje impactou a vida de mais de 250 mil jovens.

O presidente da Câmara lembrou que José Guimarães já foi homenageado com o Título de Cidadão Paulistano e agora com a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão ele possui a “tríplice coroa”, ou seja, as três principais honrarias da Casa. “É um homem que mesmo sendo da periferia, humilde, se dedicou a recuperar crianças e dar um bom encaminhamento, dar o caminho certo para a nossa juventude. A gente que veio da periferia sabe das dificuldades de quem nasce na periferia, tudo que enfrenta, são todas as condições adversas, mesmo assim ele continuou acreditando, continuou lutando, encaminhando muitas pessoas para o bom caminho e vários tiveram sucesso na vida. José Guimarães merece a tríplice coroa”, afirmou.

Foram mais de três décadas à frente da entidade e inúmeras conquistas, além de revelar talentos para o futebol brasileiro. Familiares, amigos, ex-alunos e admiradores lotaram o Plenário 1º de Maio para prestigiar o homenageado no dia em que ele completou 90 anos. “Eu me sinto realmente muito feliz por saber que eu fui útil à sociedade através das crianças. Estou radiante por saber que tem pessoas da política que gostam de prestigiar aqueles que fazem algo pela cidade. E não seria um dia melhor como o de hoje, dia do meu aniversário”, destacou José Guimarães Júnior.

Veja a Sessão Solene na íntegra no vídeo abaixo e confira também a galeria de fotos, que já está disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP.

Entrega de Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão a José Guimarães Junior - Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Richard Lourenço

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar