No dia 12 de março foram abertas as propostas de licitação para a obra de R$ 37 milhões de reforma da Praça Roosevelt, localizada na região central. O projeto prevê o plantio de centenas de árvores, construção de rampas e conjuntos de escadas de acessibilidade, demolição das lajes de concreto acima dos níveis do estacionamento e implantação de canteiros. A expectativa é que as obras sejam iniciadas até o mês de junho e sua conclusão leve dois anos. As informações foram dadas, nesta quarta-feira (07/03), por representantes da Emurb, durante a reunião da Comissão de Administração Pública. A gerente de obras da Empresa Municipal de Urbanização, Rita Ribeiro, explicou o projeto aos vereadores e ressaltou o cronograma: “A intenção é que em junho já exista um canteiro de obras”, comentou. Inaugurada em janeiro de 1970, a praça rapidamente começou a apresentar uma série de problemas para a administração municipal, por conta da manutenção, gestão, segurança e uso. A área é marcada pelo excesso de construções, que obstruem e dificultam o acesso de pedestres. Além da reforma dos estacionamentos, também está no roteiro a instalação de bases da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar, equipamentos de ginástica, playground e bicicletários.
Desde 2005, a Prefeitura discute mudanças no local. De acordo com Denise Lopes, assessora da presidência da Emurb, a demora no projeto foi consequência das mudanças institucionais, pois em 2006 a Emurb foi desvinculado da Secretaria de Planejamento. Só em 2008 o projeto passou pelas análises necessárias, e, no ano passado, o edital foi aberto.
“É um projeto delicado que prevê inserções em estruturas construídas nos anos 70”, ressaltou Rita Ribeiro.
Os vereadores José Américo (PT) e Eliseu Gabriel (PSB) se prontificaram em acompanhar o andamento do processo. “As representantes da Emurb se dispuseram a nos apresentar no dia 20 de maio um cronograma de que foi feito e como está andamento das obras. No dia primeiro de junho vou pessoalmente ao local verificar a situação da reforma”, ressaltou Américo.
Requerimento
Ainda na reunião os parlamentares aprovaram o requerimento do vereador Francisco Chagas (PT) solicitando o comparecimento dos representantes legais das empresas concessionários dos contratos de lixo da capital – Ecourbis e Loga – para prestarem esclarecimentos a respeito de falhas em suas operações e esgotamento dos aterros sanitários do município.
Participaram da reunião os vereadores Ricardo Teixeira (PSDB), Carlos Apolinário (DEM), Francisco Chagas (PT), Penna (PV), José Américo e Eliseu Gabriel, presidente.
|