pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Reforma do Sorocabana levará pelo menos um ano

5 de junho de 2013 - 20:15

Categorias

A conclusão da reforma do Hospital Sorocabana, zona oeste de São Paulo, levará pelo menos um ano , segundo afirmaram os representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, Rubens Kon e José Manoel Teixeira, respectivamente, durante audiência pública realizada nesta quarta-feira na Câmara pela Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher.

Durante a reunião, cujo objetivo era saber mais informações sobre data de reabertura do hospital, Kon destacou que a meta dos governos Municipal e Estadual é que o Sorocabana seja reaberto o mais rápido possível. O hospital precisa de muitas intervenções para que volte a funcionar normalmente. Isso levará, no mínimo, 12 meses, esclareceu.

O local, fechado desde 2010 por conta de uma crise financeira, deverá ganhar cerca de 200 leitos após a reforma. Serão investidos entre R$ 15 e R$ 20 milhões para que sejam feitas todas as intervenções necessárias, adiantou o secretário-adjunto, Teixeira.

Para o vice-presidente da comissão, vereador Natalini (PV), a audiência pública esclareceu muitas dúvidas. Agora ficou claro que município e estado farão a reforma do hospital, e a população deverá ganhar novamente o Sorocabana, disse.

Responsabilidade

O Governo do Estado concedeu o uso do espaço e administração do hospital por 20 anos para a Prefeitura de São Paulo.  No entanto, cerca de 80 leitos do Sorocabana serão destinados ao Hospital das Clínicas para receber pacientes do Hospital Auxiliar de Cotoxó utilizado como retaguarda por pacientes do HC e Incor.

De acordo com o decreto (59.084 de 15 de abril de 2013) do Governo do Estado, parte dos leitos do Sorocabana serão utilizados por prazo indeterminado em favor do Hospital das Clínicas. A medida foi questionada pela conselheira de saúde da região Oeste Maria Bertolina de Morais.  O decreto não determina uma data e isso precisa ser esclarecido, sinalizou. De acordo com Maria Bertolina, o que a população quer saber  é o dia em que o hospital será reaberto.

O secretário-adjunto, José Manoel Teixeira, garantiu que o decreto será revogado. Já temos um acordo entre as secretarias para que o Hospital das Clínicas utilize os leitos apenas por dois anos, afirmou.

(05/06/2013 17h12)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar