Tenente Cel. Alberto Malfi Sardilli recebe a Salva de Prata em nome do Regimento da Polícia Montada 9 de julho Foto: André Bueno/CMSP
Uma das unidades mais tradicionais da PM (Polícia Militar do Estado de São Paulo), o Regimento de Policia Montada 9 de Julho foi homenageado com uma Salva de Prata pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (16/10), em Sessão Solene realizada pelo vereador Coronel Camilo (PSD).
Conhecida popularmente como ‘Cavalaria’ da PM, foi criada em 1892 e completou, no ultimo 11 de outubro, 122 anos. A unidade está subordinada ao Comando de Choque da PM, e realiza policiamento a cavalo. Entre suas atividades está o policiamento no entorno de estádios de futebol, nas ruas do centro da capital, o controle de tumultos e o patrulhamento em parques públicos.
O Comandante Geral da PM, Tenente Coronel Benedito Roberto Meira, destacou com orgulho a importância dos serviços oferecidos pela Cavalaria. É um trabalho muito importante, não só na questão de Choque ou de cunho preventivo, mas também de cunho social. Nós disponibilizamos muitos cavalos para fazer trabalho de Equoterapia, na recuperação de crianças deficientes físicas, que contribui muito. Fazemos este trabalho em todo o Estado de forma gratuita, ressaltou.
A importância da Cavalaria está em sua própria razão de ser. Essa unidade especializada que representa a união do homem com o animal. Uma importante atividade em termos de policiamento e também pela característica especial de aproximação da comunidade com a policia. Seja no interesse que o animal desperta nas pessoas, seja por sua importante participação na política pública as pessoas com necessidades especiais, ressaltou o Secretário Estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.
Segundo o vereador Coronel Camilo (PSD), as contribuições trazidas à população pela Policia Montada é um exemplo do resgate dos valores cívicos e éticos. Precisamos de valores. Hoje nós estamos acostumados a ver as pessoas atrás de seus direitos. Todos têm direitos, e a policia é uma das maiores defensoras disso. Mas antes disso, todos têm deveres, e atrelados a isso têm responsabilidades. Então o regimento de cavalaria, pelo trabalho excelente que desenvolve, por cultivar as tradições e valores, é merecedora desse nosso reconhecimento, disse.
Sinto um orgulho muito grande em ser o representante do Regimento, hoje na função de Comandante, mas essa homenagem vai para esses 122 anos de historia. É uma excelente oportunidade para que a população enxergue a Policia Militar da melhor forma possível, agradeceu comandante do regimento, Tenente Coronel PM Alberto Malfi Sardilli.
(16/10/2014 – 21h17)