pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Regulamentação da moradia social em São Paulo é proposta em PL

Por: DANIEL MONTEIRO  - DA REDAÇÃO 

24 de julho de 2019 - 18:00

Categorias

Para enfrentar o déficit habitacional no município de São Paulo, o vereador José Police Neto (PSD), em coautoria com o vereador Rinaldi Digilio (PRB), propõe o PL (Projeto de Lei) 258/2016, que regulamenta o Serviço de Moradia Social e institui o Programa Locação Social.

O objetivo da proposta é produzir habitações de interesse social com regras específicas de fornecimento de serviços públicos e investimentos em políticas sociais, para atender grupos em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Segundo o PL, serão reabilitados edifícios vazios ou subutilizados em áreas centrais e com infraestrutura apropriada, em regiões com alta densidade de oferta de empregos e nas ZEIS (Zonas de Interesse Social) do tipo 3, destinando as edificações aos programas de locação social.

Outra preocupação do PL é a localização dos empreendimentos: eles deverão estar preferencialmente em áreas próximas a terminais rodoviários interurbanos, terminais de ônibus urbano, estações de metrô, trem, monotrilho e outros modais de transporte público.

Segundo a justificativa do PL, os principais beneficiários da moradia social são a população idosa de baixa renda; a população em situação de rua ou beneficiária dos programas de assistência social; população de baixa renda atingida por remoções decorrentes de intervenções públicas ou privadas; estudantes de baixa renda e trabalhadores que realizem suas atividades profissionais na região do empreendimento.

Para viabilizar o projeto, é proposta a gestão compartilhada dos empreendimentos sociais, por meio de parcerias entre o poder público, sociedade civil e atores sociais privados. Outro destaque do PL são as ações de acompanhamento socioeducativo propostas, uma vez que a população beneficiada passaria por um processo de formação.

O projeto segue em tramitação após receber parecer favorável da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) e das comissões reunidas de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente; de Administração Pública; de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher e de Finanças e Orçamento.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador José Police Neto. No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com o Vereador.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar