pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Relatório final da Subcomissão de Juventude é aprovado

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

7 de agosto de 2024 - 13:42
Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

Vinculada à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, a Subcomissão de Juventude aprovou por unanimidade, em reunião nesta quarta-feira (7/8), o relatório final dos trabalhos e encerrou as atividades do colegiado.

Elaborado pela vereadora Rute Costa (PL), relatora da Subcomissão, o documento destaca, principalmente, a necessidade de criação de políticas públicas voltadas à empregabilidade da juventude paulistana, em especial, jovens PCDs (Pessoas Com Deficiência).

“Nós estamos falhando. Nós, como Poder Público, estamos falhando nisso, estamos falhando e precisamos consertar. Como? Fazendo políticas públicas que criem pontes para que essas pessoas possam vir até nós e nós até elas”, frisou Rute.

Além disso, o relatório apresenta um breve histórico das atividades realizadas pelo colegiado desde sua instalação, em março deste ano. Entre os temas debatidos, estão emprego e dependência química; iniciativas da Casa voltadas aos jovens; Língua Brasileira de Sinais; ensino e formação para surdos na capital; inserção dos jovens no mercado de trabalho; e atividades de voluntariado para recuperação de dependentes químicos.

A Subcomissão de Juventude foi presidida pelo vereador Isac Félix (PL) e a vice-presidência ficou a cargo do vereador Rinaldi Digilio (UNIÃO) – ambos também presentes no encerramento do colegiado.

Comissão de Finanças

Na sequência, foi realizada a primeira reunião da Comissão de Finanças após o recesso parlamentar. Também na pauta, o relatório final da Subcomissão de Juventude foi aprovado de maneira unânime.

Entre os demais itens discutidos, os vereadores aprovaram o parecer favorável ao substitutivo da Comissão de Administração Pública ao PL (Projeto de Lei) 656/2020, que autoriza a criação da Casa da Mulher Paulistana no município de São Paulo.

A proposta, da vereadora Dra. Sandra Tadeu (PL) em coautoria com o vereador Marcelo Messias (MDB), ressalta que o equipamento terá como atribuição o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, com a implantação de ao menos quatro unidades, uma em cada região da cidade.

Além disso, as Casas deverão contar com profissionais de saúde e de assistência social, que terão a incumbência de encaminhar as vítimas para os programas municipais pertinentes. “Hoje, 18 anos da Lei Maria da Penha, tivemos aqui este projeto que passou pela Comissão, de criação da Casa da Mulher Paulistana, numa data simbólica”, comentou o vereador Sidney Cruz (MDB), que retorna à Comissão de Finanças neste segundo semestre.

A reunião desta quarta-feira foi conduzida pelo vereador Jair Tatto (PT), presidente da Comissão de Finanças. Também participaram os vereadores Dr. Adriano Santos (PT), Isac Félix (PL), Paulo Frange (MDB), Rinaldi Digilio (UNIÃO), Roberto Tripoli (PV) e Rute Costa (PL). A íntegra dos trabalhos do colegiado, assim como da Subcomissão de Juventude, estão disponíveis nos vídeos abaixo:

Subcomissão de Juventude

Comissão de Finanças

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar