O relatório Solucionar a Poluição Plástica, produzido pela organização não governamental WWF-Internacional (Fundo Mundial para a Natureza), será apresentado nesta terça-feira (09/4), durante reunião da Comissão Extraordinária Permanente de Meio Ambiente, na Câmara Municipal de São Paulo.
De acordo com o relatório, a crise provocada pela poluição dos plásticos tende a piorar, caso medidas de impacto não sejam tomadas. O documento sugere ser necessário que os atores da cadeia de valor deste material se responsabilizem pelo seu custo real para a natureza e para a saúde das pessoas.
O relatório também mostra que aproximadamente metade de todos os produtos plásticos que poluem o mundo foi criada nas últimas duas décadas, ou seja, após o ano 2000.
A Comissão de Meio Ambiente possui dois Projetos de Lei em pauta que tratam do assunto, ambos de autoria do vereador Xexéu Tripoli (PV), presidente do colegiado.
Uma das propostas de Tripoli, o PL (Projeto de Lei) 99/2018, já aprovado em primeira instância, proíbe o fornecimento de canudos plásticos na cidade de São Paulo. O segundo, o PL 99/2019, proíbe o fornecimento na cidade de itens plásticos de uso único.
O relatório será apresentado por Werner Bento Filho, analista de políticas públicas do WWF-Brasil.
Serviço
Data: 9 de abril de 2019
Horário: 11h
Local: Câmara Municipal de São Paulo,
Auditório Prestes Maia – 1º andar
Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista