Os alunos do curso de jornalismo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, fizeram um balanço positivo das atividades desenvolvidas ao longo dos últimos quatro meses.
Durante o encerramento do curso, realizado neste sábado, os participantes receberam o diploma e tiveram palestras com grandes jornalistas, como Audálio Dantas, diretor executivo da revista Negócios da Comunicação; Carlos Chaparro, professor de jornalismo da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo; e Nelson Breve Dias, presidente da EBC/TV Brasil.
Aluna do último ano de jornalismo, Raquel Brandão disse que aprendeu muito com as aulas. Serviu para complementar a minha informação e pude conhecer mais a cidade em que vivo, afirmou a jovem.
Já David Nascimento, também do último ano da graduação, afirmou que a grande produção foi fundamental para ampliar o seu conhecimento. Fizemos várias matérias nos últimos meses e ainda tivemos que publicar em algum veículo, isso é muito bom. Além disso, percebemos que todos os problemas estão interligados, contou o estudante.
Foi ótimo o curso e tenho a certeza de que esse aprendizado será fundamental para o meu trabalho e entendimento da cidade, apontou o estudante Lucas Teixeira, do último ano de jornalismo.
Para o diretor da Oboré, Sérgio Gomes, esse módulo do Projeto Repórter do Futuro foi um dos mais intensos para contribuir com a formação dos alunos. Gomes ainda ressaltou que a realização do curso dentro da Câmara Municipal foi o início de uma nova tradição. É importante percebermos que o espaço do Legislativo pode virar um campus universitário, destacou.
Presente no evento, o vereador Carlos Neder (PT) falou sobre sua experiência durante o curso. Foi instigante poder debater com os futuros repórteres os desafios da saúde para a cidade, revelou o vereador, que falou da importância de o Legislativo paulistano estar cada vez mais próximo da população.
O presidente da Câmara Municipal, vereador José Police Neto (PSD), sinalizou para a importância de se conhecer melhor o município. Quem quer contar a cidade e transformá-la em um lugar melhor precisa aprender com profundidade. E ficou claro que o Parlamento pode ser um ponto de convergência de todo o conhecimento produzido pela sociedade, argumentou Police Neto. Segundo o vereador, esse curso é uma fórmula que deve se tornar definitiva.
(14/04 – 14h57)